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26/05/11 13:54

SCMC 2011

Do Avesso: uma experiência de moda e design

Do Avesso: uma experiência de moda e designNo último sábado (21.05), aconteceu a sexta edição do Santa Catarina Moda Contemporânea, evento de moda realizado na cidade de Balneário Camburiú (SC). Neste ano, o SCMC apresentou um novo conceito no processo criativo, que no lugar de desfiles, como nas edições anteriores, surgiram instalações sob a consultoria e direção de conteúdo de Jackson Araujo e Luca Predabon.

Neste novo conceito, foram formados 17 times, nos quais cada grupo era composto por dois estudantes de moda, um professor, um coordenador e até cinco profissionais do quadro de funcionários das empresas que assinaram a concepção de cada instalação – as capsules collection: pequenas cabines de madeira reflorestadas, com cinco produtos cada. O novo formato do projeto tinha como objetivo trazer inovação em termos de design e processo de construção. A exposição despertou os olhares através dos diferentes temas e conceitos propostos pelos times de criação.

E para enriquecer ainda mais essa experiência, o Catarina Coletivo Criativo apresentou a MODEO - 1ª Mostra Institucional de FashionVideos do Brasil, que revelou nomes da novíssima geração de artistas visuais do estado , que gravaram em dois dias os vídeos das empresas participantes.

A RVB, presente pela primeira vez neste SCMC, inspirou-se na personagem Fanny. Sua instalação fascinou quem passava pelo espaço e assistia o musical que contava a vida da personagem.

Com o tema Print Yourself, a Tecnoblu fez uma conexão da história de Santa Catarina com a da própria empresa, unindo tradição e inovação. O público que passou pelo seu espaço pôde interagir pintando e desenhando em paredes com tintas e canetas neon.

Na instalação da Lilica Ripilica, uma míni porta recebia os visitantes. E espaço contou também com cabines fotográficas para todos expressarem a sensação proporcionada pela atmosfera e uma imersão do conceito artístico proposto pelo time criativo.

Já a Hering fez alusão aos elementos encontrados dentro de um Aquaplay, combinados com um ambiente subaquático, como criaturas marinhas e algas.

A família foi a inspiração da Dudalina, que apresentou uma exposição da camisa branca com detalhes e signos que remeteram ao storytelling da empresa, imprimindo por meio de bordados, recortes e dobraduras um novo olhar para a clássica camisaria masculina.

A Killy teve como temática a ciranda, e seu espaço possuía um enorme painel proporcionando ao visitante a imersão na diversidade da flora e fauna, despertando assim o senso de preservação.

Já projeto Keep the Ocean Blue compartilhou com o artista reciclador Valdir Agostinho o ideal da transformação. A instalação foi criada com exclusividade pelo artista a partir de plásticos reciclados que traduzem a liberdade do espírito do surf.

Todos os times criativos ofereceram uma experiência sensorial única e diferenciada para cada pessoa que observava as instalações. Esta edição do SCMC mostrou que o universo da moda vai além do âmbito do vestuário, e atinge com criatividade os mais diversos nichos do design e da comunicação.

Fonte: MARLENE FERNANDES

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