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26/07/17 09:56

ENTREVISTA

Novas tecnologias da Lycra para o segmento jeanswear

Novas tecnologias da Lycra para o segmento jeanswearTodos conhecem a marca LYCRA® há bastante tempo e geralmente utilizam o nome para designar peças que contêm elasticidade, tamanho o sucesso que o produto faz no segmento fashion e ao ser reconhecida por 98% dos brasileiros. Porém, pouca gente sabe toda a história que há por trás do fio elastano de marca LYCRA®, produzido pela INVISTA, empresa presente em mais de 20 países. Conheça mais sobre a evolução e tecnologias desse produto que vem revolucionando diferentes mercados nesta entrevista com Silvana Eva, gerente de marketing da INVISTA no Brasil para o segmento de Jeanswear.


Guia Jeanswear - Conte-nos um pouco da história do fio LYCRA®.
Silvana Eva - O fio LYCRA® foi o primeiro elastano que surgiu no mercado, inventado em 1958 por uma equipe de cientistas, no início para substituir a borracha nos espartilhos. Na década de 60, graças ao fio LYCRA®, as roupas íntimas tornaram-se mais leves e confortáveis. Nas décadas seguintes, o fio LYCRA® foi introduzido a outros segmentos, como meias, roupas íntimas moda praia, roupas esportivas e jeans, não apenas na moda feminina, mas na masculina também. Os anos 2000 são marcados pela grande evolução de tecnologias para os mais variados segmentos, inclusive o jeanswear.

GJ - O que é o fio LYCRA®?
SE - O fio LYCRA® é um fio sintético de elastano, que mesmo em pequena quantidade pode transformar o desempenho de um tecido. Nunca é usado sozinho, mas sempre combinado com outros fios, naturais ou sintéticos. O fio LYCRA® soma agrega conforto, corte ajuste perfeito, retenção de forma, durabilidade e liberdade de movimento às peças. Isso é obtido graças às exclusivas características do fio que pode ser esticado até sete vezes seu comprimento inicial antes de retornar à posição original uma vez que a tensão seja liberada.

GJ - Quais os principais benefícios do fio LYCRA®?
SE - Os principais atributos são: caimento perfeito, conforto e liberdade de movimentos, sempre agregando valor ao produto final.

GJ - Como desenvolvem seus produtos?
SE - Estamos sempre fazendo pesquisas para saber as necessidades dos nossos consumidores. Nossa última pesquisa global abordou o segmento jeanswear e comprovou que as pessoas ainda buscam mais conforto no denim.

GJ - Como driblar a crise?
SE - Oferecendo produtos que satisfaçam as necessidades do consumidor. Preço baixo ou piorar a qualidade dos produtos para reduzir custos não resolve a crise, ao contrário, expõe seu negócio ao risco. O segredo é entender o que os mais variados tipos de consumidores precisam, quais suas frustrações e então desenvolver soluções que resolvam seus problemas, entregar benefícios que facilitem sua vida. Dessa forma, melhora-se a qualidade, aumenta-se a credibilidade dos seus produtos e atravessa-se qualquer momento difícil do mercado.

GJ - Como transmitir ao consumidor final o valor agregado do fio LYCRA®?
SE - O trabalho de marketing da marca LYCRA® é feito em todos os elos da cadeia: tecelagem, confecção, varejista e, consumidor, sempre a longo prazo. As empresas homologadas pela Invista recebem as etiquetas globais da marca para as peças que contenham o fio LYCRA®, acesso a pesquisas de mercado e de comportamento, treinamento têxtil, acesso a informações de tendências de moda e desfiles técnicos, suporte de comunicação para divulgação de novos produtos, além de agregar mais valor aos produtos de seus clientes no ponto de venda, onde a etiqueta LYCRA® é reconhecida por 98% dos brasileiros. Atualmente, cinco tecelagens do segmento jeanswear são parceiras homologadas da Invista no país: Canatiba, Cedro, Santanense, Santista e Valença. Para saber como homologar sua marca escreva para etiquetas@invista.com.

GJ - Qual o principal lançamento deste ano para o segmento jeanswear?
SE - Com foco no mercado masculino e esportivo como a prática de skate e outros esportes urbanos e radicais, a tecnologia ToughMax® traz basicamente o fio LYCRA® T400® usado na trama o que confere mais resistência à abrasão e a rasgo e maior durabilidade, unindo também conforto e liberdade de movimento. O artigo pode ser trabalhado em variados processos em lavanderia. As principais características são tecidos duas vezes mais resistentes em trama do que os tradicionais 100% algodão, baixo índice de encolhimento, excelente resistência ao cloro em acabamentos jeanswear e, stretch suave. Outra novidade é a tecnologia LYCRA® BEAUTY que modela e se ajusta perfeitamente ao fit feminino.

GJ - Quais as outras tecnologias desenvolvidas que podem ser usadas no mercado denim?
SE - A tecnologia Coolmax® é composta pelo fio LYCRA® T400® e tem como benefício o conforto térmico do usuário, deixando-o fresco e seco. Já a tecnologia dualFX® é uma combinação do fio LYCRA®, que proporciona o stretch ao LYCRA® T400®, que oferece alto poder de recuperação da forma com características como power acima de 30%, baixo índice de laceamento e de encolhimento. Os jeans são mais confortáveis, mantêm a forma por mais tempo, ajustando-se melhor ao corpo e evitando deformações nos joelhos e no cós.

Fonte | Assinatura: VANESSA DE CASTRO

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