Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Notícias

16/03/16 09:11

TECNOLOGIA

Google e Levis juntos por uma tecnologia vestível no jeans

Google e Levis juntos por uma tecnologia vestível no jeansO que poderiam ter em comum um icônico fabricante de jeans como a Levi’s e um gigante do universo da internet como o Google? Simples: enquanto o jeans mudou completamente o modo de vestir do planeta, o Google definitivamente alterou a forma como são feitas pesquisas e descobertas de informações. Sendo assim, para além da completa invasão, e mesmo transformação no estilo de vida global realizada por ambos; de acordo com o próximo passo da tecnologia, o que estes dois nichos possuem em comum é nada mais nada menos do que tudo.

Reconhecendo tal similaridade, desde setembro de 2015 o Google revelou o Projeto Jacquard, nomeando a Levi’s como sua primeira parceria oficial. A meta desta união, é confrontar as limitações históricas das tecnologias vestíveis dissociando a interface de toque do seu dispositivo original. Trocando em miúdos, a idéia é proporcionar ao usuário de uma roupa a realização de ações como atender o celular, ou mesmo trocar de música pelo simples toque no tecido. Para realizar este avanço, a tecnologia envolve a inclusão de fios condutores junto aos fios originais, como forma de incorporar a interatividade do toque e do gesto no mesmo. O modo de fabricação, e mesmo a costura da matéria-prima permanecem convencionais - de fato o que muda é a intromissão de insumos inteligentes no urdume do tecido.
Ainda neste ano, veremos a próxima coleção da Levi`s confeccionada com esta inovadora proposta. De acordo com Paul Dillinger, vice-presidente global de Inovação e design de produto da marca, os tecidos condutores e o uso da tecnologia vestível representam a próxima fronteira que vai criar toda uma nova indústria, unindo moda e eletrônica; e com ela uma infinidade de novas possibilidades. Dillinger acrescenta: "eu acredito que o significado do vestuário e nossa compreensão do seu valor e lugar em nossas vidas estão prestes a mudar. Quando tecnologias avançadas começam a ser tecidas em nosso vestuário, temos uma ocasião para reescrever o relacionamento com as roupas que compramos e usamos".

A própria lógica que move os lançamentos de moda poderá sofrer alteração: o que se tornará obsoleto antes, uma novidade sazonal de moda ou a reconfiguração dos aplicativos de uma roupa? Criadores de moda serão desafiados a aprender novas habilidades e ousar mais para criação de uma nova indústria, unindo moda e eletrônica.

O projeto Jacquard pretende realizar muito além da interação com tablets e smartphones: a idéia é criar toda uma gama de funcionalidades para as roupas inteligentes. Em síntese, temos dois nomes visionários, responsáveis por mudanças históricas induzidas pela massificação de seu respectivo produto, unidos para promover uma nova quebra no paradigma do lifestyle global.

Fonte | Assinatura: VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 
Versão para Impressão
Enviar para um amigo

OK
Notícias Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.